setembro 12, 2007

Pressa

É de se estranhar a pressa que temos hoje para tudo. Pressa para chegar, pressa para saber, pressa para chegar aos resultados. Mas, algo de novo aprendi. Ao se construir alguma coisa, tem-se que ter em mente que o somatório de vários elementos forma o todo. Que o trabalho de pouco em pouco forma a construção no tempo. Que a paciência é o melhor alívio para a pressa. A pior pressa é a de se escrever algo. Tenho tentado ao máximo escrever vagarosamente, mas em muitas ocasiões tenho me precipitado. Assim como Graciliano Ramos expõe em “Memórias do Cárcere”, escreve parágrafo por parágrafo lentamente, trabalhando ao máximo as palavras e a compreensão delas. Algo que de certa forma Arthur Schopenhauer também fazia questão de expressar. Mas o que me empolga muito e ao mesmo tempo me motiva ou não motiva é exatamente o não saber aonde chegar. Tenho pensado muito em Arthur Schopenhauer, como aos trinta e um anos de idade já tinha exposto completamente seu sistema e a partir daí até o final de sua vida tudo que escreveu são acréscimos que em nada alteram as linhas mestras de seu pensamento filosófico. Seria pressa? Outro dia ao assistir uma entrevista de Bruno Tolentino disse que seu livro mais rápido demorou nove anos, citando Goethe e Dante Alighieri. Acho que ele não tinha pressa. Bem, tenho encontrado caminhos, mas nunca fins. O que me faz refletir, como em minha primeira postagem nesse blog, se realmente se chega a ver o todo do caminho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fê, ótima idéia para reflexão !
No mundo em que vivemos atualmente, a pressa é ainda maior devido a grande quantidade de informação, a troca instantanea de noticias, dá a impressão de que o mundo é menor, e pra dar conta de tudo, haja pressa ! Por isso é que é legal mudar os caminhos de volta pra casa, beber e conversar com os amigos e dar mais importancia pras pequenas coisas da vida, afinal no final, pra que tanta pressa ? Chegamos aonde ?? Um movimento legal de vc pesquisar é o "slow food", onde as pessoas tentam mudar o estilo de vida, pra viver em "slow motion" mesmo e curtir mais. Bjos e ah...parabéns porque vc tem escrito cada vez melhor eheheh...Adri

Os três textos

Já que continuo aguardando o Renzo Piano da postagem anterior – comprar a Black Friday é isso: o melhor preço, porém, não chega nunca – aca...