setembro 18, 2007

100 álbuns...

Achei uma série de livros que comentam os álbuns mais vendidos nas décadas. É a melhor forma de avaliar as vendas. Eu detesto esse comparativo de saber qual álbum mais vendeu no mundo. O que agrada muito nessa série, que chama “Os 100 álbuns mais vendidos nos anos...” (50, 60, 70, 80 e 90), é exatamente a separação temporal. Por ela podemos ter um panorama um pouco mais restrito. Pois o que era vender 100 mil discos em 1955 e quanto é vender 500 mil em 1998? Saber que em 1960 a dinâmica das gravadoras e a divulgação era completamente diferente que nos anos 70. E nem se fala dos anos 80 e 90. Vamos postular algumas situações: Nos anos 80 tivemos a mudança de mídia, do vinil para o compact disc. Nos anos 90 tivemos a música passar do compact disc para o MP3. Dos anos 90 para agora então, digamos que a música é totalmente universal, onde o fator vendas não quer dizer mais nada, praticamente.

Como avaliar esses nossos anos daqui para frente? Bem, isso não é tema dessa postagem, mas voltando à coleção, é interessante que os álbuns são colocados em ordem decrescente, com capas de todos os álbuns, as músicas, os integrantes e músicos e até o tempo total do álbum. Por exemplo, nos anos 80, o álbum mais vendido foi o de Michael Jackson, “Thriller” (1983) - notinha: este álbum tem a participação em “Beat It" do guitarrista Edward Van Halen. E o segundo álbum mais vendido da década foi “Back in Black” (1980) do AC/DC. É óbvio que “Back in Black” deve continuar a ser vendido ainda hoje, assim sendo possível continuar sendo um álbum de sucesso mesmo depois de quase três décadas de seu lançamento. Isso se deve ao facto de os AC/DC (isso foi muito típico do livro, que leva grafia do português de Portugal) continuarem sendo uma banda em atividade.
Com esta forma apresentada por décadas, creio que a situação fica mais real. Estou esperando pelos outros da série, para ter uma avaliação mais fiel de cada período. Pois alguns dos álbuns eu nem sequer conhecia (desta dos anos 80). Tenho que destacar que algumas trilhas sonoras fazem parte desde 100 selecionados. No caso dos anos 80, como “Footloose” (1984), “Dirty Dancing” (1987), “Flashdance” (1983) e “Top Gun” (1986). Isso mostra uma integração fantástica entre cinema e música. Inclusive uma trilha sonora de AC/DC, para o filme “Maximum Overdrive” (1986), baseado no romance de Stephen King, esta colocada também como uma das mais vendidas da década.

Nenhum comentário:

Os três textos

Já que continuo aguardando o Renzo Piano da postagem anterior – comprar a Black Friday é isso: o melhor preço, porém, não chega nunca – aca...