setembro 03, 2007

Ucranianos...

Em recente exposição, que acontece no Museu da Língua Portuguesa, no bairro da Luz, mais especificamente na Estação da Luz, descobri que também Clarisse Lispector é ucraniana. Minha outra descoberta era com Milton Friedman, morto recentemente (2006). Friedman é para mim um pensador de que muito gosto. Fez-me ver certos aspectos que não tinha idéia respeito. E pensar que tudo começou mesmo com John Locke... Em 1994... Essa história, garanto, pouca gente lembra, mas se passou mais ou menos como mostrar algo que não era exemplo e que se tornou o exemplo. Tive um professor durante o segundo grau, em sua disciplina, nos fez estudar John Locke num bimestre e Nicolau Maquiavel no outro. Ainda bem que não nos fez compara-los, teria sido péssimo. Se há alguma coisa que não posso reclamar que muitos professores que tive foram melhores orientadores que formadores de discípulos.
E ainda não parou aí... No primeiro semestre de faculdade, indicaram um livro para início de estudos de filosofia. Lá estava John Locke de novo. Num outro semestre, ao se estudar o muito comentado e pouco lido “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Holanda, volto a falar sobre John Locke... Logo depois, um amigo me falou que chegou a John Locke por Friedman. Fiz o caminho contrário.

Nenhum comentário:

Os três textos

Já que continuo aguardando o Renzo Piano da postagem anterior – comprar a Black Friday é isso: o melhor preço, porém, não chega nunca – aca...