agosto 26, 2007

Beautiful Boxer

Como sempre meu domingo começa com “Esporte Espetacular”. Mas hoje o programa, que sempre é bom, estava melhor. Perdi a corrida de F1, infelizmente. Teve uma pequena reportagem sobre o boxeador que ganhou dinheiro com o boxe e conseguiu pagar sua operação para mudança de sexo, permitida na Tailândia. A história virou filme, chamado Beaufil Boxer, de 2003. Dirigido por Ekachai Uekrongtham, das Filipinas, o filme conta a história de Nong Toom que hoje é Parinaya Charoemphol (com esses nomes, não dá para saber se é homem ou mulher mesmo...). E o programa fez até uma breve entrevista com Parinaya. No fundo seria o homem que lutou para libertar a mulher que vivia dentro dele.

Obviamente eu não vi o filme, que participou do festival de Berlin de 2004. O detalhe mais interessante do programa que não deu interesse se ele era homossexual, mas sim de sua luta pessoal, não mostrando nenhuma polêmica. E é como deve ser visto mesmo. Se fosse naqueles programas sensacionalistas... E ainda pelo que consta, o diretor conseguiu fazer do filme um bom cinema, não caindo também nesse sensacionalismo. É uma história interessante e felizmente bem narrada.

Um comentário:

João Batista disse...

As lutadoras, propriamente mulheres, costumavam ter de lutar sem camisa. Eu me pergunto se era verdadeiramente um apelo à regra tradicional ou estratégia de marketing.

Os três textos

Já que continuo aguardando o Renzo Piano da postagem anterior – comprar a Black Friday é isso: o melhor preço, porém, não chega nunca – aca...