agosto 17, 2007

Sobre as origens?

Outro dia uma pessoa me disse que o presidente Luis Inácio veio das classes humildes brasileiras. Xitãozinho & Xororó também vieram. Zezé di Camargo e Luciano também. Pelé, Robinho, Ronaldinho, Cafu e outros tantos jogadores. Senna não, ele era de “classe média”. Logo pergunto: que tem a ver a origem com o que a pessoa é? Só porque Fernando Henrique Cardoso era professor e sociólogo então não era do “povo”? As únicas pessoas que pode se dizer que não são do povo são os descendentes da família imperial brasileira. De resto, sejam filhos de imigrantes ou afros descendentes, é “povo”. Como diz o Reinaldo é um tipinho meio estranho. Logo não entendo essa imbecilidade de “elite”. Ou melhor, entendo. Mas não conto. Sou diferente do Arnaldo Jabor justamente por isso, por entender. E não consigo ficar feliz com esse “patrulhamento” ridículo. Uma frase cabe bem: “(...) os povos que perdem a Liberdade pela força, pela força haverão de recuperá-la. Mas aqueles que a perdem por descaso, é muito difícil que voltem a ser livres.” (J. Mellão Neto).

2 comentários:

João Batista disse...

Tenho uma ou duas gotas de sangue Índio, então nem vem. Povo somos nós, os povos da floresta...rsrs...vocês, negros e brancos, aristocratas e populacho, fora!

D. Fernandinho disse...

Realmente faz sentido... Mas eu acho que isolar o índio da sociedade do século 21 é também acabar com o índio. Afinal ele é tão brasileiro quanto o resto.

Os três textos

Já que continuo aguardando o Renzo Piano da postagem anterior – comprar a Black Friday é isso: o melhor preço, porém, não chega nunca – aca...