maio 13, 2007

Álvaro Siza - desenhos








Durante a terceira Biaenal de Arquitetura (1999-2000) havia uma exposição chamada “as faces dos arquitetos” ou algo assim, que expunha fotografias de arquitetos famosos. Aqui reproduzo alguns desenhos de Siza Vieira para o Pavilhão de Portugal e uma caricatura dele próprio.

Eu achei isso engraçado, pois certa feita, mostrei a cara de Jean Nouvel para uma colega de classe e ela se admirou de não se tratar de pessoa mais velha. O normal quando pensamos em um arquiteto consagrado é que este tem idade avançada.

Exemplos não faltam. Quando vi Oscar Niemeyer pela primeira vez, estava andando rápido, já um pouco curvado pela idade. Era 1998, tinha feito 90 anos de idade e caminhava para 91. Foi no parque do Ibirapurera (obra sua de 1954) numa exposição de maquetes de seus projetos que inaugurava um espaço antes utilizado pela Prefeitura de São Paulo. Já em 2004 quando o encontrei a segunda vez, em cerimônia oficial a receber o título de cidadão paulistano (no Memorial da América Latina, obra sua de 1988), estava já andando devagar, com certa dificuldade, mas muito lúcido e pronto atacar “as mazelas do mundo”. Este ano Niemeyer faz 100 anos de idade.

Encontrei outras vezes Paulo Mendes da Rocha, se não me engano já com 77 anos de idade. A primeira vez foi no auditório da faculdade, depois de proferir uma palestra, e outras vezes em eventos, até mesmo uma vez no shopping Pátio Higienópolis, quando ele acabará de sair de uma entrevista no teatro Folha, em 2006.

Mas o primeiro arquiteto de importância internacional que tive o privilégio de conhecer e conversar (pena que era quase bicho e não tinha o conhecimento de hoje) foi Fernando Távora, falecido em setembro de 2005. Fernando Távora é talvez a maior influencia de Álvaro Siza, sendo ele o arquiteto a criar a famosa Escola do Porto, uma das mais significativas expressões da arquitetura portuguesa moderna. Atualmente descobri influencias da arquitetura de Fernando Távora, o que para mim se desfazia um mistério de anos... daria para escrever horas já sobre isso... hehehe!

Nenhum comentário:

Os três textos

Já que continuo aguardando o Renzo Piano da postagem anterior – comprar a Black Friday é isso: o melhor preço, porém, não chega nunca – aca...