Esotérico ou Exotérico?

Algumas palavras, ao escrever rápido, podem dizer muito ou mudar o sentido de uma frase. O pior são aquelas palavras que querem exatamente dizer o contrario da sua verdadeira condição. Usadas notadamente em ironias.

O fato de se chamar algo esotérico de exotérico configura uma ótima ironia. Um é exatamente o antônimo do outro. Esoterismo é, segundo dicionário da Enciclopédia Mirador (7ª edição – 1982), ”doutrina secreta que alguns filósofos antigos comunicavam apenas a alguns discípulos” e exotérico “que expõe em público (doutrinas filosóficas)”. O esotérico é também “relativo ao esoterismo, reservado aos iniciados, profundo, recôndito” e exotérico é ainda “exterior, trivial, vulgar”. Esses pequenos detalhes somente vistos na escrita do bom português.

Comentários

Flavia Juliana disse…
INTERESSANTE...

A BOA E VELHA LINGUA PORTUGUESA...

RS

INFELISMENTE MUITOS MAL SABEM ESCREVER SEUS PRÓPRIOS NOMES OU REALIZAR UM CÁLCULO MATEMÁTICO... E COM A ESCOLA PÚBLICA APROVANDO TODAS ESTAS CRIANÇAS...O BRASIL REALMENTE ESTARÁ PERDIDO MESMO...

FORA O PARTIDO TRABALHISTA QUE MTO FAZ EM NOS ROUBAR NA CARA DURA... ODEIO PT!
Anônimo disse…
Flavia Juliana???? InfeliZZZZmente você está certa!
Anônimo disse…
InfeliZmente...realmente preocupante!
Anônimo disse…
sashuauhshuas, infeliZ no seu comentário
Anônimo disse…
Partido Trabalhista? Está se referindo ao PDT? Ou ao PTB? Estranho... InfeliZmente muitos não sabem escrever neste país!!!
o infelizmente com "s" faz mais sucesso que o comentário...

Postagens mais visitadas