abril 14, 2009

Peter Zumthor – The Pritzker Prize 2009

No dia 13 de abril deste ano foi divulgado o nome do laureado com o maior prêmio da arquitetura mundial. Este ano foi o suíço Peter Zumthor, autor de um número relativamente pequeno de obras e em sua maioria construídas na Suíça. Porém, mesmo sendo em pequeno número é uma obra bastante significativa.

Em 2006 conheci um pouco de sua obra. Desde então venho tentando descobrir um pouco mais sobre sua arquitetura. Tem alguns livros publicados e em português pela Gustavo Gili: Atmosferas, que traz uma conferência sobre arquitetura e outro livro é Pensando a Arquitectura, o qual é um conjunto de textos, trazendo, como dizem algumas resenhas, uma filosofia da arquitetura. Não li ainda nenhum dos dois livros, que tem preço ainda pouco acessível, porém, espero que sejam publicados no Brasil em breve. Acredito que com o Prtzker isso possa acelerar a publicação.
Já havia falado do Pritzker este ano (aqui), e até eles resolveram deixar para abril a divulgação do laureado. Os outros laureados já havia postado aqui. E o laureado de 2008 - Jean Nouvel - aqui.

Nenhum comentário:

Os três textos

Já que continuo aguardando o Renzo Piano da postagem anterior – comprar a Black Friday é isso: o melhor preço, porém, não chega nunca – aca...