janeiro 19, 2008

Fervendo...

Uma pessoa me perguntou se acredito no aquecimento global. Respondi que não é uma questão de acreditar no aquecimento global, mas nas místicas teorias caóticas que esses entusiastas do caos mundial falam, afirmando ser o “único” destino do mundo, com o aquecimento global. Nessas afirmações eu não acredito. Muitos fatores fazem o clima mudar desde os fins do século XIX até hoje. E isso tem muito a ver com o tal “progresso”. Garanto que na idade média os rios e mares eram muito menos poluídos. E também garanto que havia muito menos gente no mundo. E garanto também que se vivia de um modo diferente do de hoje. Tente viver sem luz elétrica, sem esgoto, sem água encanada, sem carro, sem avião, sem navio, sem estradas e talvez só com um cavalo... (odeio cavalos)

Com certeza a fome mataria metade do mundo. Queria ver chegar a comida aos locais. Queria ver os remédios chegarem. Queria ver como seria sem nada disso. Sim, morreriam muitas pessoas. E com as pessoas morrendo aos quarenta anos de idade talvez se conseguisse um mundo melhor, não? Só na cabeça desses ecologistas idiotas. Falam do caos, mas o que é difícil mesmo é falar das soluções. Não a toa muitos deles se alinha com partidos de esquerda. São os mestres da não solução. São os mestres de apontar o caos sem dar uma solução sequer. Pergunte a eles como terminaram com a fome na antiga União Soviética? Matando a população... Se não de fome, com armas mesmo... Depois de mortos, o problema estava solucionado...

Mas para fomentar o debate, existe um livro de um ex-agitador ambientalista chamado Bjorn Lomborg. Seu livro, “O Ambientalista Cético”, deve ser o início de qualquer discussão sobre o meio ambiente. E lá ele trata exatamente de muitos temas, inclusive sobre a fome. (Já pedi a compra desse livre para a biblioteca da faculdade, mas até agora...)

Bem, é um tema que tenho que tratar de perto. Não tenho lá muita emoção de falar sobre o tal do “aquecimento global”, ainda mais que quanto mais fico sabendo do assunto, mas assuntos de outras ordens são chamados à discussão. Um deles são os ciclos das manchas solares. Algo que pouquíssima gente sabe do que se trata. É muito mais fácil sair por ai falando qualquer coisa sobre as teorias do caos do que ir a fundo ao que vários cientistas já estudaram. Bem, a vida é feita de bons “marqueteiros”, não é? Veja só o vídeo de Al Gore: ele dá alguma solução? E tem gente que o leva a sério demais... Nem ele acredita tanto nisso, se não iria fazer mais que marketing político.

Bem o tema é muito amplo e pouca gente sabe mesmo do que está falando. Mas veja só: o Brasil com um enorme potencial hidrelétrico teve que acionar todas as usinas termelétricas para atender a demanda de energia. Cadê o pessoal do Green Peace? Claro, são alinhados a este governo... Por que reclamariam? Reclamavam da construção da rodovia Imigrantes... São mesmo pessoas de "boa fé" (para não ser mais irônico, ou são pessoas de boa fé mesmo sendo usadas por pessoas de má fé, ou são uma bando de picaretas mesmo... Não há outra opção).
Quero é ver solução para problemas energéticos. Alguns ecologistas partilham da idéia da energia nuclear. Talvez a idéia de Lula, de fazer a usina de Angra dos Reis funcionar de novo, seria uma boa, não? Vai saber... Com Edison Lobão no Ministério das Minas e Energia é que nada vai ser discutido mesmo. Sinto dizer que um livro feito pelo Sr. Ciro Gomes, lá por 2002, tocava nesses assuntos. Por que é que se calou? Pode-se dizer que Ciro não seja também a pessoa mais indicada para falar do assunto, mas é melhor que Edison Lobão. Por que este tema não entra na pauta dos jornalistas? Veja publicou tempo atrás algumas idéias contrárias à ótica geral do assunto. Mas nada mudou... Vejo que estou só, mais uma vez, com um tema que ninguém tem coragem de enfrentar a sério. E o pior de tudo é que ele afeta o meu trabalho acadêmico. Gostaria de jogar tudo para o lato e falar sobre as abóboras campestres, como fazem meio mundo universidade adentro.

Um comentário:

João Batista disse...

Comprei esse livro faz um tempão mas nunca consegui parar para ler. É que, atrasado que estou, tenho tanta coisa mais importante para ler...

A discussão em torno do Aquecimento Global, agora chamado Mudanças Climáticas, que em breve deverá mudar de nome para O Que For Mais Conveniente No Momento, é uma das coisas mais horrorosas que já vi. Homens adultos se comportam como adolescentes. Adolescentes se comportam como crianças retardadas. E crianças, retardadas ou não, se comportam como as vítimas de manipulação que são. Ideologia motriz para o governo mundial que é, não poderia ser diferente. A mentira descarada, a chantagem barata e rasteira, e a utilização simultânea de todos os sofismas já inventados e da erística mais perversa, aniquilam as chances do pobre homem comum resistir ao lixo que pretendem lhe enfiar goela abaixo. No começo, ainda se focava mais no Aquecimento Global propriamente, hoje já se apela rapidamente ao problema da poluição por segurança, para garantir as bases.

O Aquecimento Global não ameaça o planeta, as espécies, a vida do homem, etc. e tal, e sim a inteligência e a liberdade. Você acredita na inteligência e na liberdade?

Os três textos

Já que continuo aguardando o Renzo Piano da postagem anterior – comprar a Black Friday é isso: o melhor preço, porém, não chega nunca – aca...