junho 30, 2007

Alemanha

A Alemanha. Até hoje venho buscando a origem de meu sobrenome de origem alemã. Meu bisavô nasceu durante o período do império Austro Húngaro, o que talvez explique a grafia do nome. Porém, em muitos momentos, apontam a origem para o norte da Alemanha, região da Prússia. A Prússia foi um dos estados mais importantes da Alemanha. Sendo dissolvida por completo depois da Segunda Guerra Mundial.

Não sei ao certo, mas meu bisavô de origem alemã casou-se e logo veio para o Brasil. E alguns anos depois a irmã de sua esposa (polonesas, minha bisavós), casado com um austríaco, também saiu da Europa para o Brasil. Naqueles anos que aproximavam a Primeira Guerra Mundial, como já escrevi anteriormente, a situação de vida na Europa era precária e a imigração para paises da América, entre eles o Brasil, era bastante comum.

As primeiras imigrações alemãs para o Brasil aconteceram ainda durante o período imperial, como em Santo Amaro (hoje bairro do município de São Paulo) onde havia uma grande colônia alemã. No sul do Brasil, nos três estados, a colonização alemã foi maior nos primeiros anos de Brasil República (entre 1890 e 1930). Sendo até hoje o estado de Santa Catarina a maior expressão (excluindo Florianópolis, cuja colonização foi açoriana).

Nenhum comentário:

Os três textos

Já que continuo aguardando o Renzo Piano da postagem anterior – comprar a Black Friday é isso: o melhor preço, porém, não chega nunca – aca...