junho 30, 2007

Áustria

Os dois paises que pisei do velho continente foram a Áustria e a Alemanha. Numa viagem de pouco mais de uma semana. Posso dizer que me senti em casa, coisa fácil de explicar, já que nada tem a ver a situação que meus bisavôs lá viveram. Conheci da Áustria somente a cidade de Salzburg, a cidade de Wolfgang Amadeus Mozart. E a bela vista do Rio Danúbio que atravessa a cidade.

Não sei de que região era meu bisavô. Se fosse de Salzburg, diria que pisei nas terras dos meus antepassados, porem como não sei, fico a imaginar onde seria. Muito provavelmente não era Salzburg, pois lá era praticamente uma região independente, onde fica um dos castelos mais bem conservados de toda Europa. Uma fonte barroca, a maior de toda Europa fora da Itália. Também lá estão o Palácio de Mirabel. Gostei muito da cidade. Mas voltando ao meu avô, este trabalhava nas plantações de trigo. Talvez por isso ao chegar ao Brasil trabalhou sempre com padarias. Minha avó tinha verdadeira paixão por padarias. Chegou a ficar um bom tempo numa visita nossa à padaria de Benjamin Abrahao no bairro de Higienópolis, em São Paulo. Não sei ao certo se na Áustria já tinham negócios com moinho de trigo e padaria. Uma boa pesquisa se faz necessária.

2 comentários:

André Lasak disse...

PORRA!

Não sabia que você tinha ascendência autríaca, hahaha. Meu avô veio da Áustria aos 4 anos, em virtude da Grande Guerra...

Qual o seu sobrenome austríaco? O meu (Lasakosvitsch) tem origem na finada Iugoslávia, mas tá valendo, hehehe.

ABRAÇÃO!

passaportecultura disse...

só conheço 5 países da Europa, mas ainda quero descobrir o velho continente com calma. muita calma..

tem foto da cidade do Mozart? queria ver. rs
beijo

Os três textos

Já que continuo aguardando o Renzo Piano da postagem anterior – comprar a Black Friday é isso: o melhor preço, porém, não chega nunca – aca...