junho 09, 2009

A frase exata de Mário Prata

Fiquei em dúvida de quando e onde Mário Prata havia falado do Roberto Carlos, conforme citei no texto anterior. Fiquei procurando até achar. Lembrava de ter lido isso um bom tempo atrás, mas não sabia se ele falava sobre a Cássia Eller ou sobre a Rita Lee. Bem, achei. Era sobre a Rita Lee e o réveillon de 2001 para 2002. E a frase exata era esta: “Ela é a melhor cantora do Brasil, hoje. E nunca nos decepcionou como fez o Roberto Carlos quando descobriu Jesus. Largou os meninos de Liverpool e começou a cantar para a minha mãe.” O texto completo aqui.
É interessante este meu preciosismo com datas, frases perfeitas, citações. Mas tem função específica. Citar algo ao vento é muito fácil. E mais fácil ainda é se apropriar dos pensamentos alheios. Lembro de pelo menos duas frases que gosto muito: “Até relógio quebrado acerta hora duas vezes ao dia” e “quem tem dois relógios nunca sabe exatamente que horas são”. Mesmo sendo temas co-relacionados com a analogia do relógio, as duas frases tem uma profundidade incrível. E não são minhas; nenhuma das duas. E lembro bem de quem as escreveu ou falou. Mas no momento de usá-las com certeza vou citar a fonte e escrever a frase perfeitamente. Deve ser vício de escrita científica... Sei lá eu. Mas quando o Arnaldo Jabor me disse não era organizado com datas e citações incidentais eu quase disse que dá para ver de longe em seus livros... O legal de sempre falar com o autor é que se sabe destes pequenos detalhes. Nessas horas que fico a pensar no Raul Seixas e no Nelson Rodrigues. Que será que eles pensariam do que escrevem ou falam deles hoje? Uma vez me perguntei por que tenho esse jeito de ficar lendo e às vezes recortava do jornal a crônica e guardava numa pasta. Graças á internet isso melhorou bastante. Existem sites onde as crônicas ficam armazenadas; e com datas e onde foram publicadas. Um paraíso para mim! Estava agora mesmo vendo uma que deveria apontar aqui como “um caminho”. Um caminho que me deixou a época bastante empolgado. Bem, esta fica para uma próxima postagem.

Nenhum comentário:

Os três textos

Já que continuo aguardando o Renzo Piano da postagem anterior – comprar a Black Friday é isso: o melhor preço, porém, não chega nunca – aca...