janeiro 17, 2009

Esta semana...

Na foto: Geroge H. W. Bush (84), Barack Obama (47), George W. Bush (62), Bill Clinton (62) e Jimmy Carter, (84).

Esta semana Barack Hussein Obama tomará posse como presidente dos Estados Unidos da América e as perguntas que estão nas capas de Época e Veja são se estaria se iniciando mais um século americano ou o final de uma Era. Da Época não sei do que se trata. Da Veja recebi e li por alto as matérias que estão nessa edição. Não saberia falar muito mais sobre o assunto, a não ser que terça-feira todos os holofotes estarão voltados para Washington.

A esperança é a de que Barack Obama mude tudo e que o mundo se transforme. O fato é que em termos de diplomacia as coisas devem melhorar. Mas o anti-americanismo é mesmo algo que não se cura. Não é porque não gosto de Obama que eu vou fazer proselitismo anti-americano. Os Estados Unidos continuam sendo o país mais rico do mundo e isso, acredito eu, Obama não vai mudar.É também um mamute militar e o perigo de se mexer nisso é muito maior do que se acredita. Eis certas questões que sinto não entrarem no debate.

Mas o que importa mesmo é que Obama leu e releu a obra completa de Abraham Lincoln. Fará uma posse semelhante à de Lincoln e quer se basear na mais americana das fontes. (Bem, eu sei que Obama tem um partido e muita gente por trás que pode atrapalhar, mas é muito mais preparado do que um Lula... Minha antipatia com ele está em termos políticos, por não gostar desse grupo dos Clinton e do Partido Democrata, assim como também não gosto de boa parte do governo Bush, principalmente do começo do governo. Assim como gosto da secretária Condoleezza Rice).

O importante é esperar. Não há mudança rápida numa democracia. O importante é sentir como serão estas mudanças no decorrer do ano. Como diz no Fantástico o apresentador Cid Moreira: “estamos de olho!”

Nenhum comentário:

Os três textos

Já que continuo aguardando o Renzo Piano da postagem anterior – comprar a Black Friday é isso: o melhor preço, porém, não chega nunca – aca...