novembro 03, 2007

Copa 2014

Ao mesmo tempo em que fico feliz que a Copa do Mundo de futebol seja realizada no Brasil, em 2014, fico ansioso em como será que vai ser a organização do evento, a construção dos novos estádios, as reformas nos estádios existentes... Sem contar como será a reformulação da malha turística. São tantas as dúvidas que me faz lembrar dos anos 1950... Tudo era muito mais fácil... E o Brasil dos anos 1950 é, em parte, ainda o mesmo, o mesmo Maracanã, praticamente o mesmo Morumbi, o mesmo Pacaembu... As cidades cresceram a população deve ter quadruplicado, mas a estrutura esportiva não está lá muito diferente. Até hoje não vi um debate sério sobre os Jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro. Só se sabe que nada saiu muito errado, pelo menos aparentemente.

A Copa de 1950 foi disputada no Brasil, assim como os jogos Pan-americanos de 1963 em São Paulo. O Pan do Rio de Janeiro agora em 2007 e a Copa em 2014 com certeza colocariam mais o Brasil na rota mundial de eventos esportivos. Já é, hoje, rota dos grandes shows, mesmo com os preços absurdos que são cobrados. Só quero ver quanto serão os ingressos para ver os jogos da Copa... O Pan foi em média até barato, mas também não se sabe quanto foi arrecadado. Não se sabe nada. Acho que quando souberem a Copa vai parar no Canadá. Bem, a Copa é um evento muito diferente de um Pan...

Uma outra condição parece ser interessante sobre a Copa de 2014: que a política brasileira terá que se arrumar até lá. Essa história de terceiro mandato de Lula não seria nada boa para a condução dos trabalhos de organização. Tem horas que eu acho que a política deveria fazer as coisas acontecerem e não fazer média e politicagem. Só aguardar e ver quais grandes conquistas teve o Brasil nesses últimos cinco anos, principalmente nas crises energética (gás natural e energia elétrica), aérea, portuária e rodoviária. O detalhe que só o tempo dirá que nada foi feito, ou quando colheremos o resultado da privatização das estradas, simplesmente dez anos depois das rodovias paulistas. Aqui cabe dizer que acho ridícula a cobrança do IPVA, já que nada do dinheiro é levado à manutenção de estradas e as que são conservadas custam absurdos valores de pedágio. Certo que com a nova privatização esses valores serão menores, o que não quer dizer que serão rapidamente solucionadas as pendências das estradas. Em suma, nada andou e o que vai andar estará a pelo menos 2 a 4 anos de distância a partir desse ano de 2007.

Como serão feitas as licitações dos estádios para esta Copa? Será que a arquitetura brasileira terá condições para projetá-los? Os do Pan ficaram até razoáveis. A dúvida está na condução dos trabalhos para a Copa de 2010 na África do Sul. Um “se a África faz, nós também temos condições” está fora de questão, pois, se lá nunca houve nenhuma competição não se espera lá grandes conquistas, mas sim um apoio para que possam desenvolver-se. Já aqui no Brasil a condição é outra. Temos o Canadá e os Estados Unidos na busca de sediar a Copa em qualquer hipótese de falha na condução da organização. Lembrando que os Estados Unidos foi sede da Copa de 1994 e das Olimpíadas de 1984 e 1996 e o Canadá fez um mundial espetacular, em termos de organização, de Sub-20 este ano e o Pan de 1999, em Winnipeg.

Um comentário:

João Batista disse...

E isso depois da baixaria do PAN? Das vaias? Quanto você aposta que a seleção Argentina e Americana (se se classificarem) seriam recebidas à vaias? E como é que fica o hábito particularmente brasileiro mas genericamente futebolístico, deste esporte de bárbaros Europeus e bárbaros mais bárbaros do terceiro mundo, de deflagrar uma briga de multidões? O pessoal vai se comportar ou terá briga, tiroteio, invasão de campo, etc e tal? E os turistas que são assaltados no Rio? Os bandidos devem estar salivando com antecedência. Será uma festa, a nossa corrida do ouro.

Tanto se fala em corrupção na CBF e mesmo na FIFA, já que são entidades que envolvem o Estado. O PT não pagou nada à FIFA para ganhar a copa? Quem votou pelo Brasil? Tempos estranhos em que não se vêem mais problemas em sediar as Olimpíadas na China, como antes se viu em ditaduras Européias e na União Soviética, e em que a FIFA não vê problema em homenagear um país bárbaro que não pode garantir a segurança dos estrangeiros, seja nas ruas, seja nos estádios. É claro que é o dinheiro e o desejo de concentrar o mundo na China que levou as Olimpíadas para lá. Teria sido então o dinheiro que trouxe a Copa do Mundo para cá? Somos a China do continente Americano: ditadura democrática; capitalismo socialista.

Para mim, é crueldade após a Copa na Alemanha. O pessoal que viajou para a Alemanha terá de compará-la com nossas cidades sujas e pobres? Não, o Brasil dos anos 50 era mais respeitável. Éramos pobres, mas ainda não bandidos. Éramos uma África do Sul, tínhamos nossa parcela civilizada. Então deve ser esse o ponto: que visitem antes a África do Sul, assim quando chegar a vez do Brasil já terão se esquecido da Alemanha e terão em mente os horrores Africanos, perante os quais o Brasil aparece como superior. Melhor então seria sediar 2010 no Zimbabwe.

Os três textos

Já que continuo aguardando o Renzo Piano da postagem anterior – comprar a Black Friday é isso: o melhor preço, porém, não chega nunca – aca...