dezembro 29, 2007

2008 - Eleições Municipais

Wagner Montes - Foto de Michel Filho
Estou bastante curioso pelas eleições municipais para este ano que se inicia terça-feira. Principalmente nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Para a cidade de São Paulo o debate parece estar caminhando para um quadro bastante novo dos candidatos a prefeito. Teremos, como sempre, polarização. No Rio ainda não sei como vão ser as eleições, mas Wagner Montes e o bispo e senador Marcelo Crivella são os grandes nomes cogitados para a disputa eleitoral.

Para São Paulo é possível que o PSDB entre com candidatura própria, sendo Geraldo Alckmin o escolhido, como também possa apoiar o DEM com a reeleição do atual prefeito Gilberto Kassab. O PT não deve lançar a atual ministra do turismo Marta Suplicy, pois o quadro geral da avaliação de seu governo não é dos melhores e sua frase – “relaxa e goza”, muito mal colocada em qualquer situação - ao se referir ao caos aéreo, esta ainda muito recente e piorada pela tragédia do vôo da TAM, posterior à frase. E se a ex-prefeita entrar nesta disputa, sua frase deve ser lembrada pela campanha eleitoral contraria a ela. Pois a falta de seu uso só provará o quanto a politicagem nacional não está amadurecida, como também é caso de policia, de enganar eleitores quanto à capacidade moral e administrativa de uma pessoa pública. A frase de Paulo Maluf - “estupra, mas não mata” - após mais de vinte anos, ainda é lembrada e assim tem deve ser mesmo. Assim se faz política. Assim se apresentam biografias morais e políticas de pessoas públicas. Assim deve-se agir com estas pessoas idiotas que falam frases estúpidas. Mas em relação a pessoas morais, o candidato do PT deve ser o deputado José Eduardo Cardoso. Está um tanto quanto fora da mídia, mas é um dos poucos petistas que se preservaram de escândalos. Também, estes que se preservaram sempre estão longe de Dirceu e Lula... Cardoso foi um dos mais ativos vereadores da cidade de São Paulo, mas, desde que se tornou deputado federal, sua aparição é cada vez menor dentro e fora do partido. Se ele for mesmo candidato, o quadro de renovação de nomes se inicia.

Voltando ao Rio de Janeiro, temos um atual deputado que é um nome novo na política, porém velho conhecido da mídia. César Maia não conseguiu fazer um sucessor e a renovação de nomes no Rio é péssima. O Rio é um caso urgente de políticas sérias, mas pelo visto... É duro dizer, mas a prefeitura com César Maia a frente, entre 1993 a 1996, como também nestes dois últimos mandatos, é boa, a meu ver, mas os problemas do Rio parecem não terminarem nunca.

Vamos entrar em 2008 e desde já digo que torço pela continuidade do Democrata Gilberto Kassab a frente da prefeitura de São Paulo. E que ele inaugure até agosto o Museu do Futebol, que será no Estádio Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu – com arquitetura de Mauro Munhoz, e que também termine as obra da ponte na Avenida Roberto Marinho, que até hoje continuo chamando de Águas Espraiadas. César Maia deverá inaugurar a cidade da música do Rio, que por sinal chamará também Roberto Marinho.

É... 2008 promete várias postagens a respeito de política. No meu conceito, a eleição para prefeitos e vereadores é aquele que nos atinge mais de perto, pois afinal é a que movimenta realmente os rumos das cidades. Talvez um dia a política brasileira entenda isso de uma vez por todas e pare de sonhar com um ditadorzinho, pai dos pobres, salvador da pátria ou qualquer coisa do gênero e comece a pensar num vereador que lute pela sua cidade, que saiba quem é e de onde veio, um prefeito que esteja engajado em projetos de melhorias e obras para bem estar coletivo, no que precisa ser coletivo.

Um comentário:

João Batista disse...

“No meu conceito, a eleição para prefeitos e vereadores é aquele que nos atinge mais de perto, pois afinal é a que movimenta realmente os rumos das cidades. Talvez um dia a política brasileira entenda isso de uma vez por todas e pare de sonhar com um ditadorzinho, pai dos pobres, salvador da pátria ou qualquer coisa do gênero e comece a pensar num vereador que lute pela sua cidade, que saiba quem é e de onde veio, um prefeito que esteja engajado em projetos de melhorias e obras para bem estar coletivo, no que precisa ser coletivo.”

É nisso que dá ler o blog do fim para o início (isto é, do post mais recente ao mais antigo). Fiz um comentário exatamente sobre isto posts à frente...

Os três textos

Já que continuo aguardando o Renzo Piano da postagem anterior – comprar a Black Friday é isso: o melhor preço, porém, não chega nunca – aca...