maio 01, 2008

Ciro Gomes, o oportunista caixa d’água...

Na noite anterior às palestras do XXI Fórum da Liberdade, foi gravado o programa Conversas Cruzadas, onde ocorreu o debate entre Rodrigo Constantino e o deputado Ciro Gomes (o programa pode ser assistido no youtube.com). Além das palavras de cunho eleitoral proferidas a esmo por Ciro Gomes, parece que todo político permanece tempo integral em campanha, não deixava ninguém mais falar. Era o “dono da razão”. Além disso, tentava dar ar de superioridade em coisas que claramente não acredita. Constantino acabou, por educação, dando espaço demais para ele proferir mais besteiras.

O que eu não entendo, e isso é uma dúvida geral, é o porquê Ciro Gomes é uma metralhadora sobre o governo Fernando Henrique, do qual também fez parte como ministro, e simplesmente é bastante condescendente quanto ao governo Lula, do qual foi ministro logo após derrota eleitoral. Aliás, aquela eleição de 2002 é algo que para mim não passou de uma demonstração de alienação coletiva. Com essa incrível atitude Ciro Gomes não passa de um “espertalhão” a mais no país. E olha que era alguém que em 2002 tive oportunidade de conversar pessoalmente. Hoje não passa de um popular “malandro caixa d’água”, aquele que só entra pelo cano... Gostaria de apontar as inúmeras besteiras que falou no programa, mas Rodrigo Constantino já fez isso e muito bem em seu blog. E foi até mais além num discurso que de certa forma nunca foi implantado no país, mesmo que Ciro Gomes diga o contrário.

Hoje, Ciro está junto a esse governo, coisa que nenhum eleitor consciente consegue ser tolerante, tendo a oportunidade de até ser até indicado para ser o “sucessor” de Lula. E aí que eu acredito que ele está próximo a entrar pelo cano. Assim como a “candidata que virou picolé”, Ciro tende a ser mais uma vez posto de lado. E será assim principalmente se ele fizer uma candidatura séria. A de 2002 não me parecia séria. Tenho até curiosidade de ler aquele livro que escreveu na ocasião. Tentar saber que tipo de idéias ele tem para acordar “o gigante adormecido”. O que acho impressionante é que quando ministro do governo chegou a fazer oposição ao governo, dizendo que as políticas previdenciárias eram contrárias as que defendeu em campanha. Não é um político ruim relativamente ao que temos como opção. Garanto que seu governo seria muito melhor que o de Collor ou de Dilma (sic), até mesmo melhor que o de Lula, claro, tirando o fator PT, que impede qualquer governo, até mesmo o de Lula, de fazer qualquer coisa de utilidade pública. Como me é fácil lembrar das inúmeras CPI´s que o PT fazia questão de escandalizar, se fazendo de “máximos moralistas”. E o que me incomoda e muito é o quanto a opinião pública ainda consegue achar que eles são “alguma coisa”... E como Ciro não consegue enxergar esse populismo? Como não consegue enxergar onde cortar gasto nesse Estado balofo? Não é uma decepção, pois dele nunca esperei muito, mas é incoerente para um político na posição em que está.
Em suma, vendo políticos como Ciro, eu não acredito que nos próximos vinte anos teremos alguma reação para combater esse tipo de asneiras. Esse é só mais um desabafo entre muitos que já pude escrevinhar neste blog.

Nenhum comentário:

Os três textos

Já que continuo aguardando o Renzo Piano da postagem anterior – comprar a Black Friday é isso: o melhor preço, porém, não chega nunca – aca...