abril 04, 2008

Caminhos de Sarkozy

Nicolas Sarkozy, presidente da França, não anda agradando. Não agradar aos franceses é um problema, mas não agradar também os brasileiros já é demais! Ele esteve na mídia por seu casamento e lua-de-mel recentes, o que não vejo lá grande importância. O que vejo de importante e não está acontecendo, é que ele, em teoria, foi eleito para fazer uma reforma bastante complexa que há tempos a França necessita, mas que os franceses não sabem ainda se estão preparados. Em eleições passadas candidatos com esta plataforma política não venceram. Sarkozy é o primeiro, mas não o vejo trabalhando nesse sentido. Sua popularidade vai cair muito quando começar a fazer a tal reforma. Ele sabe disso. O que ele não sabe é se os franceses vão entender.

Mas deixando de lado os franceses e indo para a política externa francesa, parece que agora Sarkozy está empenhado em resgatar Yngrid Betancourt das mãos das FARC. Vamos ver até quando ele terá paciência com os terroristas. O caso exige realmente atenção. O importante é ficar bastante alerta às declarações do governo francês. Elas serão as possíveis guias da Comunidade Européia. Estamos em movimento, basta agora saber para qual lado os pêndulos estarão.

Nenhum comentário:

Os três textos

Já que continuo aguardando o Renzo Piano da postagem anterior – comprar a Black Friday é isso: o melhor preço, porém, não chega nunca – aca...