E setembro promete...

Previsto a ser lançado dia quinze de setembro, o segundo livro de Reinaldo Azevedo já tende a ser um novo best seller, não sei se igualado a “Lula é minha Anta”, de Diogo Mainardi, mas com certeza um dos livros mais aguardados para este segundo semestre.

O que me intriga é que não será um novo “Contra o Consenso”, mas um livro de analise política e no máximo sociológica brasileira. Vou sentir falta do lado cultural de “Contra...” É difícil ler num mesmo livro literatura, televisão, cinema e música pop. É um livro que guardo com bastante cuidado e que consulto regulamente, além de ser muito bem editado. Fala um pouco mais que o esperado de Graciliano Ramos, porém é uma fonte de conceito e de estilo.

Infelizmente não acho que “País dos Petralhas” venha a ser tão bom quanto “Contra o Consenso”, mas com certeza é bom ver materializado muitos dos textos incríveis que navegam em meio a notícias, comentários de notícias e comentários de freqüentadores. O que acho mais divertido no blog do Reinaldo Azevedo é que nunca se sabe que horas vai aparecer uma pérola de boa escrita e conceito para nortear a falta de rumo de muitos blogs, que na falta do que escrever apela à exposição de um perfil. Não que seja ruim a exposição desses perfis, mas eu não sei se quero eu ler estes perfis naquele momento. Penso que a exposição de perfis seja mais direta que a citação de alguém em meio a exposição de um pensamento, como já li em artigos de Olavo de Carvalho uma citação direta a Von Mises, assim como um ótimo texto a respeito de Victor Frankl, um perfil direto, como este publicado em Primeira Leitura.

Aliás, bem lembrado, quanto mais tempo passa, textos de Primeira Leitura pedem uma compilação em livro. Eis aí mais um bom projeto a ser tocado daqui a alguns anos. Não a toa, falar de Reinaldo Azevedo e lembrar de Primeira Leitura, já que boa parte dos textos de “Contra...” são publicações originais de Bravo! e Primeira Leitura. Na área mais cultural do blog do Reinaldo Azevedo está a seção Avesso do Avesso, onde especula em muito bom texto aspectos de cultura e comportamento. Bem, começar setembro já com a expectativa de um lançamento já bastante aguardado é dizer que setembro promete.
Gosto muito de fazer a primeira postagem do mês falando de um livro, como foi em setembro do ano passado a postagem do lançamento do livro dos arquitetos Mário Biselli e Artur Katchborian. Bem, se conseguir voltar a escrever como antes já vou estar me sentindo muito melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas