dezembro 04, 2014

Renzo Piano e a responsabilidade

Estou aguardando com ansiedade a encomenda que fiz do livro A Responsabilidade do Arquiteto, de Renzo Piano. Mais especificamente, Renzo Piano, conversas com Renzo Cassignoli. O lançamento foi em 2011, mas não tinha prestado atenção ao título e nem mesmo as sinopses sobre o livro. Vai ser de certa forma uma surpresa.

Lembro de uma revista/livro editada pela GG, que tratava da obra de Renzo Piano e de outros arquitetos. Tenho as duas: referente a obra do arquiteto Antoine Predock e sobre Dominique Perrault. Lembro-me bem de quando consegui cada uma delas. A de Dominique Perrault comprei na já clássica livraria do Toninho, hoje uma livraria gigante dentro do prédio do IAB. Foi logo após a visita de Perrault ao Mackenzie, em 1999. A de Predock uma amiga trouxe de uma viagem a Europa, em meados de 2000 ou 2001. Lembrei desta revista justamente porque o número com Renzo Piano eu nunca consegui encontrar a venda. E lembro que o texto tratava de sustentabilidade, já em 1998...

Sempre gostei muito da diversidade arquitetônica de Renzo Piano e seu Renzo Piano Building Workshop. Quando era estudante Renzo Piano estava fazendo a restauração de seu primeiro projeto de envergadura mundial, o Centre Georges Pompidou. Fico sempre pensando em como foi a concepção dessa obra em 1970. E quanto desdobramento teve desde então, positivos e negativos.


Eu vou aguardar e ler sem pressa mais este livro.

Nenhum comentário:

Os três textos

Já que continuo aguardando o Renzo Piano da postagem anterior – comprar a Black Friday é isso: o melhor preço, porém, não chega nunca – aca...